quarta-feira, 20 de maio de 2015

Reinventando os Serviços de Correio na Era Digital

A quando da EXPO TIC 2015 ouvi pela rádio o comentário de um responsável dos Correios de Angola em que explicava como a sua organização terá talvez, por desconhecimento e/ou falta de visão e atenção ao possível impacto que a revolução das TICs poderia ter no seu negócio, perdido o barco! Por não ter depois acompanhado quais foram as possíveis saídas para os Correios de Angola, fiquei sem saber o que pensa essa instituição fazer para tentar recuperar um pouco do espaço perdido.

Hoje encontrei um texto, partilhado por um colega Chevening Scholar, em que explica como os serviços de correio da Singapura, tendo passado pela mesma experiência, conseguiram se “reinventar” e preparar-se para o desafio que representa o mundo Digital. Vale aqui dizer com algum sucesso.

O Serviço de Correios da Singapura aproveitou a sua bem estruturada rede de distribuição para passar a dar suporte a empresas de comércio online (ecommerce), que tanto necessitam fazer chegar os seus produtos aos seus clientes num curto espaço de tempo. Deixaram de distribuir cartas para distribuir lingerie para uma empresa online da Malásia.  

Mas será que os nossos Correios de Angola estariam em condições de abraçar tal desafio? Uma coisa certa é que para tal a rede de distribuição deve ser funcional e fiável. Sei que, por exemplo, houve ou está em curso um projecto de modernização dos Correios de Angola. Mas o facto é que em 2012 quando solicitei a Universidade Politécnica de Madrid que me enviasse cópia do certificado de notas o mesmo regressou a Madrid com o seguinte dizer “Endereço não localizado”!

P.S.: Eu vivo numa zona da cidade que está urbanizada e bem identificada.

Sem comentários:

Enviar um comentário