terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Afinal não há fumo sem fogo! Problemas com o Doing Business Report do Banco Mundial

Acabamos de ler um comunicado do Banco Mundial (BM) de 13 de Janeiro indicando que iriam usar auditores externos para reverem a metodologia usada no relatório Doing Business já que o actual Economista Chefe, Paul Romer, indicou haver problemas na metodologia o que terá afectado o desempenho de alguns países como o Chile.
Ora bem, no relatório de 2017 notamos que o Iémen, país em guerra civil desde 2015 estava melhor classificado que Angola no quesito ‘Contract Enforcement’ traduzindo ‘Execução de Contractos’. Na altura, 2016, escrevemos para Olivier Godron, que segundo o website do Banco Mundial era a pessoal responsável por Angola, perguntando como ele conseguia explicar que num país abraços com uma guerra civil generalizada (com o presidente da república na altura, e ainda, desalojado da capital), poderia estar melhor classificado que Angola neste aspecto. Infelizmente não obtivemos resposta. Mas não deixamos de notar que no relatório de 2018 Angola deu um ‘salto’ significante.
Hoje ao lermos que o Economista Chefe do BM, Paul Romer, decidiu rever o Doing Business report dos últimos 4 anos ficamos mais certos de que se vimos ‘fumo’ é porque algo estava a ‘arder’ por ‘baixo’ i.e. poderia haver problemas com o relatório de 2017.



Sem comentários:

Enviar um comentário